Série e TV

Os Escolhidos

Série retrata as escolhas de Jesus assim que sai de Nazaré

Série aborda chegada dos discípulos de Jesus quando começa a fazer milagres
Série aborda chegada dos discípulos de Jesus quando começa a fazer milagres |  Foto: Divulgação / Netflix
  

Assisti as duas primeiras temporadas de The Chosen (Os Escolhidos), da produtora Angel, cuja primeira temporada está disponibilizada na Netflix, e as outras duas, no aplicativo da própria produtora, pela Apple. A série retrata as escolhas de Jesus, assim que sai de Nazaré e segue para Cafarnaum, quando, então, começa a arregimentar seus discípulos, e realizar seus inúmeros milagres.

Em The Chosen, a jogada de mestre é a retratação de Jesus como um homem totalmente comum, com dúvidas, tristezas, alegrias, humor, aliados à simplicidade e à humildade, que apesar da noção de que sua passagem pela Terra mudaria tudo, em muitos momentos, não percebia com clareza a melhor forma de agir. Sobretudo, o que se extrai do magnífico Jesus, interpretado por Jonathan Roumie, é verdade.

Em paralelo à figura de Jesus, surge Simão, o pescador, magistralmente interpretado por Shahar Isaac. Simão era um típico malandro, equilibrando-se nas funções de marido, pescador e líder comunitário. Fazia acordos escusos, cometia seus pequenos delitos, aplicava alguns golpes para se dar bem, até ter sua vida completamente modificada, com a chegada do Mestre a Cafarnaum.

Aprendi muito. Sobretudo, torci pela evolução de cada um. Vi quedas e retrocessos, na conduta de alguns. E assisti ao perdão incondicional de Jesus a todos eles
  

Assim como ele, Maria Madalena. E todos os demais discípulos e seguidores de Cristo. Porque Jesus fez questão de escolher pessoas que eram repletas de defeitos, de questões morais, de falhas de caráter, mas que arrependeram-se sinceramente. E isso é o que torna a série tão emocionante: vermos pessoas como eu e você, que viviam suas vidas, cometiam seus pecados e esperavam a chegada de um Messias, sendo surpreendidas por esta escolha.

Vamos acompanhando Jesus em sua peregrinação, torcendo e sofrendo junto com os personagens e suas histórias, percebendo sua transformação e elevação moral, e vamos notando que, no final das contas, o que se quer de nós é exatamente isso: sentirmo-nos especiais para Deus, e fazermos por merecer tudo que recebemos.

Apaixonei-me por muitas histórias, vendo os apóstolos ali, humanizados, na tela. Chorei com os milagres, e a possibilidade de uma nova existência, para os contemplados. Aprendi muito. Sobretudo, torci pela evolução de cada um. Vi quedas e retrocessos, na conduta de alguns. E assisti ao perdão incondicional de Jesus a todos eles.

Neste mundo tão materialista e despido de esperança, em que nos encontramos, uma história de amor, perdão, recomeços, milagres e fé aqueceu meu coração. No livro em que foi baseada, a bíblia sagrada, encontramos toda a coragem e capacidade de superação necessárias, a impulsionar-nos.

A própria produtora, Angel, que disponibiliza todo o material gratuitamente, é um exemplo de que grandes coisas ainda são feitas, mesmo neste mundo virado do avesso, e que há pessoas admiráveis, nessa trajetória que é a vida terrena.

Ver apóstolos imperfeitos, homens e mulheres comuns como eu e você, sendo carinhosamente conduzidos, pela mão do Mestre, a contactarem seu potencial, foi um alento, para mim, que ando tão desanimada, com os rumos do nosso país.

Todos que seguiram Jesus, sem exceção, tinham dúvidas e conflitos internos. Questionavam-se sobre estarem abandonando suas vidas, sem sequer saberem para aonde iriam no dia seguinte. Dormiam em tendas, no deserto. Abdicavam de seu conforto pessoal. Sofriam, brigavam entre si, competiam, disputavam a liderança. Eram pessoas normais e imperfeitas.

Mateus era cobrador de impostos, e foi super estigmatizado pelos outros apóstolos, por este fato. Maria Madalena não se sentia à altura da tarefa. Simão Pedro era autoritário, competitivo e com seu jeito folgado, arrumava um bocado de confusão.

Estou, ainda, no meio da segunda temporada. Faltam alguns episódios desta e toda a terceira. Sei que muitas emoções estão à minha espera. Tenho certeza que, a cada presente desses que Deus me dá, eu saio melhor e mais fortalecida. Agradeço muito ao Joseph Agamol pela indicação, e à querida Yedda pela explicação sobre o aplicativo da produtora Angel.

Espero conseguir fazer um milésimo, do que esses bravos e santos homens e mulheres, fizeram. Mesmo com medo, fome, frio, incertezas e falhas, seguiram em frente. Não estamos acostumados a abdicar de muitas coisas. Ficamos em nossa zona de conforto, reclamando de tudo e

esperando que nossa vida melhore. Mas já temos infinitamente mais do que merecemos. Só não nos damos conta disso.

The Chosen é uma série para chacoalhar essa nossa frágil estrutura, dar-nos um norte, apontando-nos a evolução moral e o aperfeiçoamento pessoal, que estão ao alcance de todos. Afinal, é para isso que estamos aqui.

Erika Figueiredo - Filosofia de Vida

Erika Figueiredo - Filosofia de Vida

A niteroiense Erika Rocha Figueiredo é escritora, professora e promotora de justiça

< Ex-presidente Bolsonaro tem alta médica nos Estados Unidos Filha de Gretchen sofre acidente de carro com o marido nos EUA <